Semiótica da Canção: Melodia e Letra
Luiz Tatit. 1994. São Paulo, Escuta, 290p. (2ª edição: 1999. 3ª edição: 2007)
Este trabalho reúne critérios para um estudo sistemático da canção brasileira a partir do encontro da melodia com a le¬tra. Estes dois componentes, compatibilizados por uma série de processos de composição, exigem do pesquisador a constru¬ção de um lugar teórico, mais abstrato, onde suas especifi¬cidades possam ser avaliadas por uma abordagem homogênea.
O esforço de apresentação de um modelo descritivo completa-se com um levantamento exaustivo de exemplos do cancioneiro popular para ilustrar as noções obtidas e com a realização de análises integrais de algumas canções.
As investigações sobre a temporalidade empreendidas por al¬guns setores avançados da semiótica contemporânea (com des¬taque para o pensamento de Claude Zilberberg) oferecem os principais fundamentos para a formulação do modelo aqui proposto.
www.editoraescuta.com.br
tel. (11) 3965-8950 / 3672-8345
Luiz Tatit. 1994. São Paulo, Escuta, 290p. (2ª edição: 1999. 3ª edição: 2007)
Este trabalho reúne critérios para um estudo sistemático da canção brasileira a partir do encontro da melodia com a le¬tra. Estes dois componentes, compatibilizados por uma série de processos de composição, exigem do pesquisador a constru¬ção de um lugar teórico, mais abstrato, onde suas especifi¬cidades possam ser avaliadas por uma abordagem homogênea.
O esforço de apresentação de um modelo descritivo completa-se com um levantamento exaustivo de exemplos do cancioneiro popular para ilustrar as noções obtidas e com a realização de análises integrais de algumas canções.
As investigações sobre a temporalidade empreendidas por al¬guns setores avançados da semiótica contemporânea (com des¬taque para o pensamento de Claude Zilberberg) oferecem os principais fundamentos para a formulação do modelo aqui proposto.
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