Luiz Tatit, voz e violão
“Luiz Tatit, voz e violão” é uma série de vídeos produzidos pela Fábula Filmes e sonorizados por Jonas Tatit, na qual o compositor interpreta algumas de suas canções na versão apenas violonística sem qualquer outro recurso de acompanhamento.

Nos meses seguintes, todo dia 10 e dia 25, teremos uma nova canção entrando em cena ao longo de todo o ano.



Comentando a série, Tatit diz o seguinte:

Quem compõe ao violão sabe como é comum que se crie uma poderosa cumplicidade entre a melodia do canto (e o que ela diz) e o modo de conduzir os dedos sobre cordas do instrumento. Às vezes, a harmonia é muito simples, mas sua expansão pelo braço do violão, num jogo de cordas presas e soltas, pode dar origem a formas de acompanhamento de tal maneira identificadas com a composição que basta ouvirmos trechos da linha instrumental para reconhecermos a música mesmo que o canto não se manifeste.

Há, no meu repertório, diversas canções que cultivam essa cumplicidade e que, portanto, pedem para ser exibidas em seu formato de composição, embora a ausência do arranjo musical, que normalmente enriquece as faixas dos discos, possa tornar a canção excessivamente crua. As versões aqui apresentadas são de fato cruas, mas permitem expressar um artesanato sonoro que em geral desaparece entre os diversos timbres que compõem a textura geral dessas pequenas obras quando gravadas.

Por outro lado, tenho a satisfação, digamos, técnica de poder mostrar esse repertório tal como ele existe na minha concepção de origem, mesmo sabendo que, na maioria das vezes, não se trata da melhor versão de cada música.

Até o momento, sempre que me pediam as cifras dessas canções, respondia que o nome dos acordes pode ajudar a tocá-las, mas os resultados sonoros obtidos serão certamente muito diferentes do que se ouve nas gravações. Agora, com esses breves vídeos, posso dizer simplesmente: o acompanhamento é assim, veja aí !

Produtora: Fábula Filmes
Produção: Jade Stipp
Direção de fotografia: Cauê Steinberg
Cinegrafista: Daniel Menegassi
Edição de imagens: Daniel Menegassi e Lucas Milano
Áudio: gravado e mixado por Jonas Tatit no Estúdio Pratápolis.

Ed. Verde / Warner Chappell
Fonograma Dabliú